EUA, Kirmayr Prep School, Kirmayr Tennis Experiences, Tênis, Universidade Americana

Tênis juvenil no Século XXI: Adolescentes com preparo físico de gente grande!

Marcelo e o time de alunos do Kirmayr Prep School

Marcelo Prata, preparador físico, e os Alunos do Kirmayr Prep School

Estudantes do Kirmayr Prep School atingem desempenho físico semelhante ao de atletas profissionais, graças ao trabalho de uma Equipe Interdisciplinar

 

Mesmo num jogo de simples, um grande campeão de tênis nunca está sozinho. Por trás de um bom desempenho, há sempre uma equipe comprometida, que ajuda nos treinamentos, preparação física, alimentação adequada, equilíbrio emocional e muitos outros pontos que fazem parte da vida de uma atleta.

O Kirmayr Prep School, é um programa acadêmico-tenístico que há mais de 10 anos envia jovens tenistas brasileiros para as universidades americanas por intermédio de bolsa de estudos e que conta com uma Equipe Interdisciplinar que envolve técnicos de tênis, fisioterapeutas e preparador físico, que contribui para a melhora do desempenho em diversos aspectos da vida dos seus estudantes.

Alguns resultados dessa evolução, com relação a preparação física, puderam ser vistos nos testes realizados pelo Laboratório de Estudos dos Movimentos (LEM) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), com o qual o Kirmayr Prep School tem um Convênio, onde os estudantes tiveram desempenho semelhantes ao de atletas olímpicos.

North Carolina Wesleyan College

Marcelo Prata é formado pela North Carolina Wesleyan College

Os estudantes do Kirmayr Prep School contam com todo o apoio de Marcelo Prata, preparador físico que já teve a experiência de estudar em uma universidade americana. Formou-se em Educação Física como Bacharel em Ciências do Exercício pela “North Carolina Wesleyan College”. Além disso, participou do circuíto do Tênis Universitário Americano.

Marcelo veio de Brasília para Serra Negra com o objetivo de colaborar na preparação física da tenista Paula Gonçalves, uma das principais tenistas do Brasil treinada pelo técnico Carlos Alberto Kirmayr e também dos alunos do Kirmayr Prep School. Em seu currículo, constam experiências como maratonista e técnico de tênis no Brasil e no exterior.

“O Marcelo é bastante exigente e motivador. Ele tem um ótimo histórico profissional e trouxe para a Equipe Interdisciplinar do Kirmayr Prep School toda a sua experiência. Estar bem preparado fisicamente é fundamental para a prática do tênis atualmente e nossa preocupação vai além: Nossos meninos e meninas tem que estar saudáveis, equilibrados mentalmente e prontos para enfrentar os desafios que a vida nos traz, dentro e fora das quadras. Nosso principal suplemento alimentar aqui em Serra Negra é uma alimentação caseira, saudável, muito tênis, preparação física com muita motivação e principalmente um ambiente acolhedor, onde todos os alunos são na verdade, irmãos de vida, ”, enfatiza Carlos Alberto Kirmayr, criador do programa acadêmico-tenístico, ex-tenista profissional, técnico de tênis e empresário.

 O Tênis e a Preparação Física

Todos sabem que para ser um bom tenista é preciso uma preparação física adequada. Por isso, o Kirmayr Prep School conta com uma metodologia que visa uma melhora constante. Marcelo conta que o programa busca trabalhar três pilares: nutrição, com a indicação de alimentos que melhoram a perfomance dentro e fora de quadra; psicológico, para que eles estejam preparados para enfrentar o dia a dia; além, é claro, da parte física.

Nesta última, os estudantes contam com nove períodos de preparação física por semana, divididos entre a manhã e tarde. Diversos aspectos são trabalhados, mobilidade, flexibilidade e coordenação visual são alguns exemplos. “Em um primeiro momento fazemos uma avaliação e nos preocupamos que eles tenham um conhecimento do próprio corpo. Depois disso, nosso foco vira a performance”, conta Marcelo.

A rotina dos alunos é bastante regrada. Em alguns dias da semana, o treino começa às 8h30 e, por isso, às 7h45 eles começam o aquecimento, que envolve flexibilidade, mobilidade e outros movimentos. Além disso, há horários dedicados para atividades em quadra e momento onde ocorrem atividades que integram capacidades físicas, cardiovasculares, velocidade, entre outras.

Os resultados do trabalho puderam ser comprovados durante a avaliação pela qual os alunos passaram no LEM. Nos testes de VO2 Máximo, que consegue verificar a quantidade de oxigênio que o corpo consegue guardar, os estudantes alcançaram a marca de 50%, sendo que alguns chegaram aos 70%, valores considerados semelhantes aos de um corredor de nível olímpico. “Eles estão fortes fisicamente e saudáveis, o que é muito importante para nós e esses resultados foram a prova científica de que nosso trabalho está dando certo”, ressalva Marcelo.

Além da dedicação às atividades, Marcelo destaca o pensamento coletivo como um dos diferenciais do programa acadêmico-tenístico. “Aqui a equipe é fundamental e, se algum ponto do atleta falhar, nós vamos em busca de entender o que aconteceu de errado e buscar como melhorar isso. O que eles tem a chance de viver aqui é único, esse espírito de equipe foge do padrão que vemos em outros ambientes do esporte”, finaliza o preparador.

 

Participe dos nossos eventos: 
Universidade nos EUA

Universidade Americana

Você pode conhecer e experimentar o programa Kirmayr Prep School por uma semana durante a Kirmayr Prep School WEEK. Clique aqui e saiba mais!                                                                                                                                                                          

Clínica de Inverno 2016

Clínica de Inverno 2016

Venha participar das Clínicas de Tênis Kirmayr – Inverno 2017 – Clique aqui para mais informações e Inscrições.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                

E-BOOKS GRATUITOS 
Leia e compartilhe com seus amigos

 

Seu filho em uma universidade americana e com bolsa de estudos? CLIQUE AQUI

Você quer ser um tenista profissional? CLIQUE AQUI

Você é um bom aluno e quer fazer uma universidade americana? CLIQUE AQUI

Produzido por

Sellketing – Agência de Marketing Digital

2 Comments

  1. Elaine

    Muito boa esta matéria. Parabéns pelo trabalho. Ninguém vence sozinho mesmo num esporte individual!

  2. Obrigado Elaine pelo comentário! Estamos em processo de constante aprendizagem e evolução de nossas metodologias e aí, tanto uma Equipe Interdisciplinar aberta à novidades quanto a formação de boas parcerias, como a que fizermos com a Faculdade de Medicina da USP, são fundamentais!

    Nosso objetivo é colocar os meninos e meninas nas universidades americanas, prontos para fazer parte das equipes de tênis, com bom nível técnico, competitivos, mas acima de tudo, saudáveis!!

    Abraços,

    Alexandre Maraucci
    Diretor Executivo
    Kirmayr Tennis Experience

Leave a Reply

Theme by Anders Norén