Alunos passarão por avaliações visando um acompanhamento individualizado de cada tenista, otimizando sua performance e prevenindo lesões 

Para se ter um bom desempenho nas quadras de tênis é importante ter o domínio da técnica, das táticas e das estratégias possíveis. Além de tudo isso é essencial ter atenção com a saúde, otimizando a preparação física e prevenindo lesões. Atento a estas necessidades e sempre em busca de evolução, o Kirmay Prep School, programa acadêmico-tenístico dirigido pelo ex-tenista, técnico e empresário, Carlos Alberto Kirmayr, fechou um importante convênio com o Laboratório de Estudos dos Movimentos (LEM) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), que irá fazer a avaliação funcional dos alunos por intermédio de exames específicos ao longo do ano.

teste ergoespirometrico

Teste Ergoespirométrico

As primeiras avaliações acontecerão agora, na 1ª. semana de abril, no próprio LEM – Laboratório de Estudos do Movimento no Hospital das Clínicas em São Paulo, estando previsto a continuidade das mesmas em agosto e em dezembro de 2017, formando uma base de dados da evolução e das necessidades de cada um dos tenistas. Na ocasião, eles responderão questionários e farão diversos testes, como o ergoespirométrico, que verifica as funções cardíacas e pulmonares; e a  dinamometria isocinética, uma análise muscular que consegue identificar a força,  potência e resistência.

“Realizaremos uma avaliação ampla com o objetivo de  prever possíveis problemas, além de somar tudo para ver o que pode ser melhorado com relação a preparação física dos jovens atletas. Também aproveitaremos a oportunidade com os alunos do Kirmayr Prep School para ressaltar que a alimentação adequada e um sono reparador são fatores importantes na prevenção de lesões”, comenta Dr. Ricardo Becker, médico especializado em Medicina do Esporte, membro da Society of Tennis Medicine and Science e da equipe médica do LEM.

Ainda segundo ele,  as avaliações transformam-se em importantes informações históricas em termos de evolução física e ações específicas, que poderão ser entregues ao Coach e às equipes interdisciplinares das universidades americanas que estes jovens irão frequentar em breve.

Conforme explica a Dra. Júlia Greve, coordenadora do LEM, o laboratório possui uma equipe multidisciplinar, com profissionais de áreas como medicina esportiva, reabilitação, educação física, fisioterapia, técnicos qualificados para operar os equipamentos, fisiologistas, nutricionistas do esporte, além da parceria com  o Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP para oferecer suporte em cardiologia e com outras instituições para disponibilizar psicólogas do esporte.

“Além dessa avaliação inicial, faremos o acompanhamento com pelo menos mais dois atendimentos ao longo do ano. O fato deles serem muito jovens é ótimo para o nosso trabalho, porque temos a oportunidade de ajudá-los a corrigir potenciais problemas e melhorar o desempenho tenístico. Toda a nossa equipe está envolvida e empenhada com esse trabalho em conjunto com o Kirmayr Prep School”, ressalta a coordenadora.

Os exames serão coordenados por um dos mais renomados fisiologistas brasileiros e com reconhecimento internacional, Dr. Paulo Roberto Santos-Silva, PhD pela Faculdade de Medicina da USP, autor de vários livros e artigos científicos e com experiência junto a atletas olímpicos e profissionais, tendo sido destacado em 2016 pela Thomson Reuters pelas diversas citações científicas realizadas ao longo do ano passado.

Resumindo os objetivos do convênio com o LEM, Alexandre Klein Maraucci, Diretor Executivo do Kirmayr Tennis Experiences comenta que esta parceria complementa de uma maneira estruturada e diferenciada, o acompanhamento individual dos alunos que já é feito dentro do programa Kirmayr Prep School.

“Ter a possibilidade de oferecer aos nossos alunos a oportunidade de serem avaliados por uma entidade tão séria e competente quanto a Faculdade de Medicina da USP, por intermédio do LEM, nos dá a certeza de que ofereceremos tanto ao nosso Preparador Físico, quanto ao nosso Fisioterapeuta e também à Equipe de Técnicos de Tênis, informações fundamentais sobre cada um de nossos tenistas, desenvolvendo assim ações interdisciplinares que privilegiarão os aspectos técnicos, a preparação física e consequentemente a performance de cada um. É a tecnologia e a pesquisa protegendo a saúde dos meninos e meninas que tão cedo optam por uma carga de treinamento intensiva”, finaliza Alexandre.

 

Kirmayr Prep School busca parceria com Instituição reconhecida

O Laboratório de Estudos dos Movimentos (LEM) do Hospital das Clínicas da FMUSP foi o Centro Médico reconhecido pela FIFA durante a Copa do Mundo que ocorreu no Brasil em 2014. Dessa forma, a instituição recebeu diversos cursos para lidar com as possíveis emergências e conhecer os procedimentos padrões.

“Os nossos médicos também participaram do atendimento dos atletas, juntamente com as equipes dos jogadores”, ressalta a Dra. Júlia.

No início, o laboratório era um grupo de  investigação científica para avaliar as condições funcionais, musculares, de equilibrio e força  de pessoas. “Com o tempo passamos a atender pacientes de fora, principalmente os atletas, pois tínhamos alguns exames que eram importantes para esse grupo”, explica a coordenadora. O LEM existe há 17 anos e é reconhecido pela qualidade de seus profissionais e pelo ambiente científico, onde o desenvolvimento de pesquisas oferece informações e orientações da melhor qualidade para a área esportiva e para a saúde dos atletas.

“Essa iniciativa de se oferecer aos seus alunos mais esse recurso de ponta, mostra o quão sério é o trabalho do Kirmayr Prep School. Estamos muito empenhados e motivados em atuar com os alunos e sabemos como isso irá colaborar para que os objetivos de cada um sejam alcançados.”, finaliza a Dra. Júlia.

Leia e compartilhe nossos materiais:

Seu filho em uma universidade americana e com bolsa de estudos? CLIQUE AQUI

Você quer ser um tenista profissional? CLIQUE AQUI

Você é um bom aluno e quer fazer uma universidade americana? CLIQUE AQUI

Produzido por

Sellketing – Agência de Marketing Digital