No início de fevereiro, Carlos Alberto Kirmayr – ex-tenista brasileiro e atual técnico da tenista número 1 do país, Paula Gonçalves – se tornou o novo Presidente da Global Professional Tennis Coach Association (GPTCA) no Brasil, organização internacional dedicada a educar, treinar e auxiliar técnicos profissionais de tênis que desejam evoluir ao nível ATP e WTA Tour. A associação está presente em 40 países, representada por presidentes reconhecidos como técnicos de tênis.

Kirmayr e Magnus Norman

Kirmayr e Magnus Norman

O anúncio da nomeação do Kirmayr foi feito em Budapeste (Hungria) na semana de 13 a 17 de fevereiro durante o C Level Course, treinamento internacional certificado pela ATP e realizado durante o Open Challenger da Hungria. Participaram do evento grandes especialistas, como Toni Nadal, tio e técnico de Rafael Nadal; Magnus Norman, ex-jogador número 2 do mundo e atual treinador de Stan Wawrinka; Alberto Castellani, Presidente do GPTCA e Técnico ATP; Zoltan Kuharszky, Capitão do Hungary Davis Cup; e Atilla Savolt, técnico do jogador húngaro Marton Fucsovics.

Kirmayr durante C Level Course da GPTCA

Kirmayr durante C Level Course da GPTCA em Budapeste (Hungria)

Kirmayr é uma das personalidades mais renomadas no cenário tenístico nacional e internacional. Estudou e jogou pelo Junior College. Depois, foram mais dois anos por San Jose State College, onde aprimorou o tênis e ganhou vários títulos universitários. Destacou-se como jogador e ocupou o 32º lugar no ranking de simples em 1981 e 5º lugar no ranking de duplas em 1983, ambos pela Associação de Tenistas Profissionais (ATP). Foi o melhor brasileiro no ranking mundial durante cinco anos e o com mais títulos em duplas em toneios da ATP até 2015. Chegou a 28 finais e alcançou, ao lado de Cássio Motta, o posto de quinta melhor parceria do planeta. Em 1983, os dois se tornaram os primeiros brasileiros a participarem do Masters da ATP, competição disputada no Madison Square Garden em Nova York.

Em 1983 criou o Centro de Treinamento Kirmayr (CTK), que hoje é um complexo com estrutura voltada para o treinamento e preparação de atletas de alta performance, possibilitando que os alunos tenistas brasileiros tentem o profissionalismo ou tenham acesso as universidades americanas por meio de bolsa de estudos, por intermédio do programa acadêmico-tenistico, Kirmayr Prep School.

Em 1987 deixou a carreira de tenista profissional para se dedicar a sua empresa e as novas oportunidades. Tornou-se um dos técnicos mais cobiçados de tênis do mundo treinando Gabriela Sabatini, ganhando com ela, entre outros títulos, o maior da carreira de ambos: o U.S. Open, em 1990. Também treinou tenistas renomados como Arantxa Sanches e Conchita Martinez, somando 22 títulos de simples em cinco anos como técnico no circuito feminino. Treinou ainda Cássio Motta, Vanessa Menga, Cedric Pioline, Nicolas Pereira entre outros.

Foi pioneiro na implantação do sistema de Clínicas de Tênis no Brasil em 1976, além do programa de capacitação de professores da Confederação Brasileira de Tênis em 1997, sendo que até 2004 foram mais de 3000 professores certificados, em mais de 50 cidades brasileiras.

A eleição de Kirmayr como presidente da GPTCA (Global Professional Tennis Coach Association) coroa uma vida dedicada ao tênis e, para o Kirmayr, essa é uma ótima oportunidade para disseminar o conteúdo da GPTCA para os técnicos no Brasil. “Vamos contribuir para elevar o padrão de treinamento profissional no país, sempre defendendo os valores do esporte, como a ética e o respeito”, destaca o novo Presidente.

Veja o vídeo e o que diz Magnus Norman e Alberto Castellani sobre as atividades do GPTCA no Brasil. Clique Aqui

Conheça as atividades do Kirmayr Tennis Experiences em www.kirmayr.com