Saiba mais sobre as diferenças entre as universidades americanas e brasileiras

Embora tenham a mesma duração em anos, os sistemas de ensino e as universidades americanas e brasileiras são bem diferentes desde a formação dos jovens. Enquanto no Brasil, no Ensino Médio, os estudantes são preparados, sobretudo, pensando no vestibular, nos Estados Unidos é levado em conta a formação do aluno como um todo – o Kirmayr Prep School se espelha neste formato de educação.

Consequentemente, no Ensino Superior as diferenças também aparecem, pois as universidades americanas têm diversas peculiaridades, desde o ingresso até o final da graduação. Abaixo, elencamos algumas dessas diferenças. Confira!

Processo de admissão

Universidade Americana - University of Wiscosin - Madison

Universidade Americana – University of Wiscosin-Madison

As universidades brasileiras utilizam vestibulares no processo de ingresso. Nos Estados Unidos a nota do SAT (uma espécie de “ENEM americano”) é levada em conta, mas não é só isso. As instituições costumam avaliar o histórico escolar e, algumas vezes, marcam até uma entrevista presencial. Um grande diferencial que costuma fazer toda a diferença no currículo do jovem são as atividades extracurriculares, como um projeto de voluntariado, aulas de dança ou saber tocar um instrumento. O esporte, como o tênis, é bastante valorizado por lá e, por isso, muitas universidades americanas oferecem bolsas de estudos para os que mandam bem no jogo. Para quem é estrangeiro, também é levado em conta o teste TOEFL.

Escolha do curso na universidade americana

No Brasil, é preciso indicar o curso que deseja seguir logo no início da faculdade, o que muitas vezes é um problema, pois nem sempre o jovem tem a certeza da carreira que deseja seguir. Nos Estados Unidos é diferente: em um primeiro momento, que geralmente dura dois anos, o estudante cursa matérias mais gerais, de forma que consiga encontrar as áreas com as quais tenha mais familiaridade. Após isso, ele pode escolher com mais segurança a carreira que deseja seguir e, assim, passar a fazer matérias mais específicas.

O apoio que as universidades americanas dão neste momento de definição é incrível e todos os alunos contam com o apoio da universidade neste momento, inclusive podendo manter contatos constantes com um Counselor (conselheiro) da própria universidade para que o mesmo repasse orientações e sugestões para o aluno.

 “Major” e “Minor”

Em uma universidade americana o aluno pode fazer um curso “Major” e um “Minor”. O primeiro é a graduação principal, que pode ser engenharia, por exemplo. Já o segundo é uma subespecialização, no qual é possível complementar a graduação ou realizar um desejo pessoal, como um “Minor” em Música.

Dia a dia

Alojamento

Alojamento na Augustana College – Rodrigo Medeiros Aluno Kirmayr Prep School

No Brasil, as aulas costumam ser mais com os professores falando e os alunos ouvindo. Nos Estados Unidos, os estudantes são convidados a participar. O tempo em sala de aula costuma ser menor e, por isso, é preciso ter disciplina para estudar o conteúdo entre as atividades do dia a dia. A parte boa é que como geralmente tudo é feito dentro do campus, o estudante consegue conciliar as coisas, diferente do que aconteceria morando em uma cidade como São Paulo, por exemplo, onde a residência é em um local, a universidade em outro, o lugar onde pratica o esporte é distante e, nos trajetos, perde-se muito tempo. Além disso, há um leque de possibilidades dentro do campus universitário: o jovem tem o suporte da instituição e, se ele quiser, poderá aprender e crescer, muito, durante o período da graduação.

 

 

Intercâmbio

Faça um Intercâmbio Acadêmico Tenístico – Primeiro Semestre 2018

Clínicas de Tênis Kirmayr - Verão 2018

Participe das Clínicas de Tênis Kirmayr – Verão 2018

E-BOOKS GRATUITOS 
Leia e compartilhe com seus amigos

Seu filho em uma universidade americana e com bolsa de estudos? CLIQUE AQUI

Você quer ser um tenista profissionalCLIQUE AQUI

Você é um bom aluno e quer fazer uma universidade americana? CLIQUE AQUI

Produzido por

Sellketing – Agência de Marketing Digital