Desenvolver o equilíbrio emocional é fundamental para um jogador de tênis. 

 

A cada competição de um jogo de tênis, os aspectos psicológicos são fundamentais para determinar as grandes decisões. São nesses momentos que se manifestam positiva ou negativamente essas questões. Treinar e jogar com intensidade, além de ter muita concentração, é uma habilidade que requer empenho e repetição. O atleta dará o melhor quando puder manter um estado de intensidade elevada e de energia, que se alimenta essencialmente de suas emoções positivas. Os sentimentos de entusiasmo, inspiração, decisão e desafio são um ponto central para se desenvolver como um atleta completo.

80% do tempo do jogo pensando….

Muitos não sabem, mas em uma partida de tênis, os jogadores passam 80% do tempo pensando no jogo, do que propriamente jogando-o, por isso, esse esporte necessita ser trabalhado de forma mental e física.

Para obter condições emocionais é necessário desenvolver o comportamento do atleta para que o rendimento esportivo seja produtivo e o leve a vitória. A visualização, concentração para a tomada de decisão, entre outras questões, são habilidades mentais fundamentais para desenvolver um ótimo nível de desempenho numa partida de tênis. Durante os treinamentos o técnico deve analisar os pontos negativos e positivos do atleta com objetivo de melhorar o rendimento em quadra.

Mas como buscar no preparo psicológico uma tranquilidade emocional que possa melhorar o rendimento esportivo?

Comportamento em quadra

Comportamento em quadra…

Em primeiro lugar é preciso levar em conta os padrões de comportamento e as características individuais de cada atleta, pois com disciplina, inteligência tática, respeito, motivação, equilíbrio emocional e autoconfiança o atleta amadurece seu comportamento em quadra. Com o tempo, também passa a mudar suas características, ou seja, qualquer habilidade pode ser desenvolvida.

Assim como as aptidões físicas e técnicas, as psicológicas necessitam de tempo, prática, repetição e conhecimento para que tais fatores possam melhorar o desempenho e promover a conquista de bons resultados. Sendo assim, os efeitos do treinamento mental funcionam como um meio para facilitar a aprendizagem das habilidades psicológicas, além de melhorar e aperfeiçoar a força mental e o equilíbrio emocional dos tenistas.

Vale lembrar que os treinamentos servem de termômetro para as competições, ou seja, não há uma fórmula mágica. Quanto mais semelhante os treinos forem das competições, melhor. Dessa maneira, muitas características podem ser generalizadas e transferidas. Resumindo, o treinamento sem qualidade não lhe capacitará para competir bem. Invista nisso!

 

No Feriadão do Dia do Trabalho

Venha para o Kirmayr Prep WEEKEND

Sua oportunidade de jogar muito tênis, conhecer o intercâmbio Kirmayr Prep School, de interagir e trocar experiências com os atuais alunos.

Intercâmbio

Intercâmbio – Kirmayr Prep Weekend no Feriadão do Dia do Trabalho

 

Clínicas de Tênis Kirmayr – Inverno 2018

Aproveite as vantagens de antecipar a sua inscrição.

Clínicas de Tênis

Clínicas de Tênis Kirmayr – Inverno 2018

 

E-BOOKS GRATUITOS 
Leia e compartilhe com seus amigos

Seu filho em uma universidade americana e com bolsa de estudos? CLIQUE AQUI

Você quer ser um tenista profissionalCLIQUE AQUI

Você é um bom aluno e quer fazer uma universidade americana? CLIQUE AQUI

 

Produzido por

Sellketing – Agência de Marketing Digital