Iniciantes ou não, os tenistas precisam ficar atentos na hora de tomar a decisão final sobre sua raquete de tênis

 

Diante de tantas opções e promessas, talvez seja difícil escolher a raquete de tênis ideal para seu nível de prática, porém para o jogador essa é uma das etapas mais importantes.

A escolha deve ser feita em função das suas necessidades em jogo e também da sensação que você tem quando a pega. Além disso, muitos fatores devem ser considerados no processo de escolha de uma nova raquete, como marca, empunhadura e tamanho da cabeça. Todas essas informações, aliadas a grande variedade de modelos disponíveis no mercado, torna o processo de escolha bastante complicado. Por isso, tentamos separar aqui 6 dicas para que a escolha da sua raquete se torne mais fácil e leve, como uma brincadeira de criança.

1 – Conheça os três estilos principais de raquetes de tênis

Dependendo das suas necessidades, do seu nível de habilidade e do seu estilo de jogo, você precisará de uma raquete diferente para chegar a seu potencial máximo. Os três estilos mais comuns são:

  • Raquetes para melhoria de jogo ou maior potência: Caracterizadas por cabeças largas, maior comprimento e pesos leves, elas são mais adequadas para iniciantes, jogadores intermediários ou outros que queiram golpes mais potentes.

  • Raquetes “Tweener”: Essa raquete bem balanceada foi criada para todos os níveis de habilidade e oferece um bom equilíbrio entre potência, controle e mobilidade.

  • Raquetes de Controle: Estas são raquetes com design profissional. Têm cabeças pequenas criadas para fornecer o máximo de controle. O jogador adiciona sua própria força ao golpe. Elas podem ser longas ou curtas, e costumam ser mais pesadas do que as outras.

2 – Empunhadura

As adultas variam de 10 a 11,6 cm. Para encontrar a sua, meça da linha média da sua palma até a parte de cima do seu dedo médio. Este é o tamanho da sua empunhadura em centímetros.

  • Outra boa regra geral é segurar a raquete na mão dominante, como você faria para jogar. Deslize o indicador da mão oposta entre as pontas dos dedos e a base da palma na raquete. Se não houver espaço suficiente para seu indicador, a empunhadura é muito pequena.

  • Caso haja muito espaço sobrando, a empunhadura é grande demais.

  • Se você estiver em dúvida entre dois tamanhos, escolha o menor, pois você sempre pode aumentar a circunferência adicionando overgrip, a fita protetora que fica enrolada ao redor da empunhadura.

3 – Iniciantes

Se for um iniciante, compre uma raquete de cabeça grande, pois precisará de uma raquete que permita usar bastante força sem exagerar no swing. Escolha uma empunhadura que sirva bem em você e procure comprar uma raquete com medidas próximas às seguintes:

  • Tamanho da cabeça: de 683,87 a 761,29 cm².

  • Comprimento: 68,6 cm.

  • Peso: Leve, de 280 a 311 g.

  • Equilíbrio: Direcionado para a parte superior, com peso na cabeça.

4 – Compre uma raquete mais fraca se você for grande, atlético ou já tiver um golpe forte

Até mesmo alguns iniciantes acham as raquetes grandes e pesadas demais para eles, especialmente se forem naturalmente atléticos e fortes. A melhor forma de ajustar é diminuir o tamanho da cabeça, deixando as outras características iguais. Uma raquete leve de cabeça pesada ainda pode ser desejável para propósitos de controle quando se está começando.

5 – Saiba que uma cabeça mais larga transfere mais potência à bola.

Quanto maior a cabeça, mais força você coloca na bola, desde que todas as outras variáveis, como o comprimento da raquete, o swing etc, permaneçam constantes. Tal é uma das escolhas mais importantes a se fazer ao escolher uma raquete, pois mais potência geralmente leva a menos controle. Você costuma acertar a bola com muita força, ou quer um pouco mais de potência sem alterar o swing? Verifique o tamanho da cabeça que você usa atualmente e faça os ajustes necessários.

  • As cabeças largas e grandes geralmente medem de 683,87 a 761,29 cm², mas podem chegar de 774,19 a 838,71 cm² para as raquetes mais potentes.

  • As raquetes menores para controle costumam ter uma cabeça em torno de 548,39 a 606,45 cm².

  • Se for iniciante, busque algo perto de 645,16 cm² ou mais.

6 – Saiba as diferenças no material da raquete ao comprar

A maioria delas é feita de grafite, porque é leve e poderoso, o que o torna perfeito para qualquer iniciante. Outras raquetes adequadas para quem está começando são as feitas de alumínio ou titânio, pois esses metais fornecem boa potência e conforto ao jogar. As raquetes de boro ou kevlar são as mais leves do mercado, mas também são um tanto duras e perdoam menos os erros.

  • Os iniciantes devem se ater ao alumínio ou ao grafite, mas a escolha do material também é menos importante do que o conforto que a raquete passa para as mãos se ela estiver dentro da faixa de preço.

  • O alumínio é o metal mais barato, e costuma ser pesado. No entanto, ele também é resistente e confiável.

  • As raquetes de boro, kevlar e fibra de carbono são muitas vezes bem mais caras do que suas contrapartes de grafite.

Temos dento do universo do Kirmayr Tennis Experience, uma parceria com a Wilson, que fornece equipamentos para nossos técnicos e para o próprio Kirmayr. Como os materiais evoluem constantemente, mantemos um contato estreito com o pessoal técnico deles para entendermos as mudanças que acontecem. Fica como sugestão para todos fazer uma visita a loja da Wilson em São Paulo que tem pessoal técnico altamente qualificado para orientar os tenistas de todos os níveis e idades sobre o melhor tipo de raquete, encordoamento, dentre outras informações muito importantes para todos. A Loja da Wilson fica na Av. Cidade Jardim, 870 no Jardim Paulistano em São Paulo.  Fica a Dica!

Fonte: conteúdo original extraído do site wikiHow - Como fazer qualquer coisa - https://pt.wikihow.com/

 

No Feriadão do Dia do Trabalho

Venha para o Kirmayr Prep WEEKEND

Sua oportunidade de jogar muito tênis, conhecer o intercâmbio Kirmayr Prep School, de interagir e trocar experiências com os atuais alunos.

Intercâmbio

Intercâmbio – Kirmayr Prep Weekend no Feriadão do Dia do Trabalho

 

Clínicas de Tênis Kirmayr – Inverno 2018

Aproveite as vantagens de antecipar a sua inscrição.

Clínicas de Tênis

Clínicas de Tênis Kirmayr – Inverno 2018

 

E-BOOKS GRATUITOS 
Leia e compartilhe com seus amigos

Seu filho em uma universidade americana e com bolsa de estudos? CLIQUE AQUI

Você quer ser um tenista profissionalCLIQUE AQUI

Você é um bom aluno e quer fazer uma universidade americana? CLIQUE AQUI

Produzido por

Sellketing – Agência de Marketing Digital