Relembre alguns recordes e outros fatos históricos relacionados ao tênis

Você sabe qual foi a partida mais longa do tênis? A mais curta? Quando o esporte começou? Se a resposta for não, você está no lugar certo. Hoje, separamos algumas curiosidades sobre o tênis para que você possa ficar craque na história do esporte! Confira!

  1. Entre o final do século XII e início do XIII, surgiu, na França, um jogo que seria a base para o tênis: O jeu de paume. Como o próprio nome já diz, jogo de palma, o esporte era praticado com as palmas e se tornou muito popular na região, inclusive entre a família real.

  2. Antonio Scaino, em 1555, escreveu o Trattato del Gioco della Palle (Tratado do jogo de bolas), onde documentou as primeiras raquetes de tênis. Elas tinham um metro e meio de comprimento e eram feitas de madeira compensada, revestidas de pele de carneiro.

  3. O torneio mais antigo de tênis é o de Wimbledon, sendo que sua primeira edição foi em 1877, em Londres.

  4. O tênis chegou ao Brasil no final do século XIX, quando os ingleses desembarcaram por aqui e trouxeram com eles o esporte.

  5. O jogo mais longo de tênis durou 11 horas, ao longo de três dias, e foi disputado entre o americano John Isner e o francês Nicolas Mahut. A partida aconteceu entre os dias 22 de Junho a 24 de Junho de 2010, na quadra 18 do All England Lawn Tennis and Croquet Club, em Londres. Isner venceu no quinto set, com o placar de 70 a 68.

  6. A partida mais curta de tênis durou apenas 28 minutos e foi disputada entre o finlandês Jarkko Nieminen e o australiano Bernard Tomic, em 20 de março de 2014, com parciais de 6×0 e 6×1.

  7. A primeira mulher a conquistar um ouro olímpico, na história das olimpíadas, foi uma tenista! Em 1900, Charlotte Cooper venceu o torneio de simples feminino e duplas mistas nos Jogos Olímpicos de Verão em París, na França. Este foi o primeiro ano no qual as mulheres puderam participar das competições.

  8. Samuel Groth, tenista australiano, é o recordista do saque mais veloz. Em 2011, no Challenger de Busan, na Coreia do Sul, ele acertou um saque de 263 km/hora.

  9. O ponto mais longo da história do tênis profissional foi disputado em 24 de setembro de 1984, em um torneio feminino em Richmond, na Virginia. As norte americanas Vicki Nelson e Jean Hepner disputaram um ponto em 643 jogadas, que durou 29 minutos. Vicky Nelson conseguiu marcar o ponto e, também, vencer a partida, que durante 20 anos foi a mais longa, com um total de 6 horas e 31 minutos.

  10. O tenista croata Ivo Karlovic é o recordista de aces em uma única partida. Na Copa Davis de 2009, ele marcou 78 pontos ao jogar contra Radek Stepanek. Somando todos os aces de sua carreira, Karlovic também é recordista na modalidade.

 

  1. Intercâmbio

    Faça um Intercâmbio Acadêmico Tenístico – Primeiro Semestre 2018

    Clínicas de Tênis Kirmayr - Verão 2018

    Participe das Clínicas de Tênis Kirmayr – Verão 2018

    E-BOOKS GRATUITOS 
    Leia e compartilhe com seus amigos

Seu filho em uma universidade americana e com bolsa de estudos? CLIQUE AQUI

Você quer ser um tenista profissionalCLIQUE AQUI

Você é um bom aluno e quer fazer uma universidade americana? CLIQUE AQUI

 

Produzido por

Sellketing – Agência de Marketing Digital